terça-feira, 15 de março de 2011

Como a nossa vida mudou...

A Vida como era … e como é.

Vivemos tempos de grandes mudanças sem nos apercebermos muito bem da diferença que fazem nas nossas vidas.
Vamos lembrar algumas…
Antes: As pessoas faziam as contas com papel e lápis, escreviam cartas ou enviavam telegramas, ouviam rádio para saber dos últimos acontecimentos e ninguém sonhava com a possibilidade de existirem computadores.
Agora: Já não sabemos viver sem televisão nem computadores… para não falar da Internet, que se começou a estender a partir de 1990. Tanto a Net como as redes sociais ( Facebook,Twitter…) fazem parte do dia a dia e muita gente já não saberia viver sem elas.
Antes: Namorava-se à janela, escreviam-se mensagens em lenços que as meninas entregavam aos seus namorados, tantas cartas foram escritas por amor…

Agora: Os miúdos namoram pelo Facebook, pelos chats e por SMS.
Antes: Viajava-se de comboio ou, quando era preciso fazer grandes viagens, embarcava-se no vapor sabendo que a viagem podia demorar semanas ou meses até ao destino.
Agora: Quase toda a gente tem carro e há imensas ligações aéreas por dia que permitem ir de um lado para o outro em pouco tempo.
Antes: Passar a ferro era um trabalho pesado- era preciso fazer brasas, colocá-las no ferro e mantê-las ateadas para que este se mantivesse quente. Já para não falar dos ferros, que pesavam uns quantos quilos.
Agora: Até já existem electrodomésticos que secam e passam a roupa ao mesmo tempo. Parece um frigorífico: basta pendurar a roupa que ela sai completamente seca e sem um vinco.
Antes: As lavadeiras recolhiam a roupa dos clientes e iam para os lavadouros públicos esfregar, bater e pôr a roupa a corar… Era uma profissão tão comum que se tornaram uma imagem de marca de Portugal, imortalizada em fotografias, postais e até em filmes. «A Aldeia da Roupa Branca»
Agora: Qualquer pessoa tem uma máquina de lavar roupa e de secar em casa e já ninguém lava a roupa à mão.
Antes: Só tínhamos dois canais de TV e estes começaram a emitir de forma regular a cores a partir de 1980.
Agora: temos 4 canais que emitem em sinal aberto desde 1992, e temos mais de uma centena de canais disponíveis através de diversos serviços de televisão por cabo e prevê-se que até Abril de 2012 acabe de vez a emissão analógica para passarmos a receber apenas o sinal de Televisão Digital Terrestre (TDT) em todo o território português.

Retirado e adaptado da revista Para Mim- Primavera 2011 nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário