sexta-feira, 4 de março de 2011

Os alunos do 2º Ano  da Escola  Faria de Vasconcelos deslocaram-se à Instituição de Solidariedade Social “ Casa de Sta Zita “

No dia 3 de Fevereiro, entre as 9:30 h e as 12.00h, deslocámo-nos à Instituição de Solidariedade Social – Casa de S. Zita situada em Castelo Branco. Esta actividade surgiu no desenrolar de uma sessão do projecto, comum às duas turmas, “ A família vem à escola – LER a DOIS “.
A história lida por um aluno de uma das turmas e pela sua mãe foi: " A vendedora de fósforos". Estes enriqueceram a leitura oral da história, com a apresentação de imagens em filme. O conteúdo do texto lido proporcionou momentos de reflexão e as nossas “ pequenas” crianças mostraram ser “ grandes “ e atentas ao mundo que as rodeia. Conseguiram apreender a mensagem e do imaginário passou-se para a realidade social de algumas crianças.
 Congratulamo-nos em constatar que os nossos alunos, já são sensíveis às dificuldades dos outros e principalmente dos mais pequenos. Com a certeza que há crianças como a " Vendedora de Fósforos " que precisam de carinho e de atenção, e estão em Instituições esperando por uma família, estes pequenos disponibilizaram-se em ajudá-las, embora apenas de modo simbólico, dando um brinquedo seu (ou livro) e que se prontificaram em oferecer para despertar sorrisos .
Contactados todos os Encarregados de Educação, destes alunos, obtivemos o apoio na concretização da acção solidária. Assim em casa, os alunos seleccionaram o brinquedo /livro trazendo-o para a escola. Na sala de aula foram embrulhados os presentes sempre com muito cuidado e alguma  perícia

Estava tudo preparado para que pudéssemos proporcionar momentos de alguma alegria aos seis pequenitos internos na Instituição para a qual nos deslocamos, no dia três pelas dez horas.
            Os nossos lindos alunos estavam curiosos e algo receosos. Depressa as suas caras sorriram no momento em que puderam conhecer as seis pequenitas criancinhas! Tão lindos e tão bem educados. 
            Como nos sentimos felizes! Que alegria mostravam a desembrulhar os presentes que lhes levámos e foram muitos !!!!
Além dos brinquedos, oferecemos um momento de teatro. Assim representamos a história “ O Boneco de Neve que queria ir à escola “.
“ O Boneco de Neve terá vida sempre que no coração de uma criança renasça o carinho de outra criança” – (autores alunos do 2º Ano ).

Por fim cantámos a canção: “ É bom viver é bom sorrir.”

            Para os novos amiguinhos desejamos que “ O Futuro lhes sorria “ e que encontrem os “ Pais do Coração”. Eles merecem e têm direito a ter uma família.
            À responsável pela Instituição e às funcionárias que aí trabalham desejamos que Deus lhes dê, muita coragem e que continuem a amar e a ajudar as criancinhas que necessitam do seu apoio. Para elas vai a nossa admiração e o nosso obrigado por nos terem aberto as suas portas.
 Terminámos com o seguinte pensamento:
                 “ É bom viver é bom sorrir,
                                                 é bom  valorizar os nossos pais e
                                                                                               a família unir.”

    Alunos e  professoras do 2º A e 2ª B da Escola Faria de Vasconcelos.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário