quinta-feira, 24 de março de 2011

Semana das línguas

divulgação das actividades :
Consulte o nosso folheto






 
ACTIVIDADE DO INGLÊS: “PANCAKE RACE DAY”

      Na manhã do dia  29  de Março, e apesar do desfasamento da efeméride, realizou-se, na nossa escola, a Corrida de Panquecas, actividade integrada no “Dia do Inglês”, no âmbito da “Semana das Línguas”. A actividade, por si só, pela peculariedade de que se reveste, granjeou o entusiasmo e, também a curiosidade dos alunos participantes. Organizados em equipas, os elementos  das turmas envolvidas revelaram-se exímios em virar as panquecas nas frigideiras (poucas foram as que aterraram no chão em vez da frigideira). Para além de revelarem esta habilidade, todos os elementos das equipas tinham que responder a um questionário com base num texto alusivo à data. E, de acordo com as respostas dadas, pode dizer-se que revelaram, igualmente, competências linguísticas.

    Mas, afinal, o que é o “Pancake Day”?

   No Reino Unido, a terça-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas é conhecida como “Shrove Tuesday” – Em Portugal, designa-se Terça-feira Gorda, embora se tenha generalizado  o nome de “Pancake Day”, em virtude de ser o dia em que quase toda a gente come panquecas. E porquê? “Pancake Day” é o ultimo dia antes do periodo a que os cristãos chamam de Quaresma (Lent). Como é do conhecimento geral, a Quaresma é um tempo de abstinência. Lá em casa, certamente já ouviram falar que, nesta altura, nas sextas-feiras, não se come carne. As panquecas são comidas neste dia por conterem gordura e ovos, alimentos proibidos durante a Quaresma.

   E, de onde deriva a tradição da “Pancake Day Race”?

 Embora se realizem corridas em toda a Inglaterra, a mais famosa tem lugar em Olney. De acordo com a tradição, em 1445, uma mulher de Olney, enquanto fazia panquecas, ouviu os “shriving bells”- toque dos sinos para chamarem os fiéis para a confissão (“Shrove” derivou do inglês antigo “shrive”, que significa confessar-se). De imediato, correu para a igreja, usando o avental e agarrando a frigideira. A corrida que se realize em Olney é mundialmente famosa, uma vez que os concorrentes têm de ser domésticas locais e devem usar um avental e um chapéu ou um cachecol.. A primeira mulher a percorrer o trajecto estipulado, virando, com sucesso, as panquecas (3 vezes), a chegar à igreja, servir a panqueca ao que toca os sinos e a ser beijada por ele, é a vencedora. Ela, por sua vez,  recebe um livro de orações do vigário.

   Bom, tradições à parte, as panquecas são deliciosas, especialmente, se barradas com geleia ou doce de frutos. Que o digam os alunos, que puderam deliciar-se com umas “minis” panquecas servidas após a actividade realizada, embora sem recheio.
artigo escrito pelo professor João David


Sem comentários:

Enviar um comentário