sábado, 26 de fevereiro de 2011

Leituras com sabor

Ler é sem dúvida um prazer. Mas nada de melhor quando o prazer de ler se junta ao prazer de comer. Neste caso saboreia-se a comida, embalada pelo prazer de ouvir uma deliciosa história. Foi isso mesmo que, na passada quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, os alunos do Clube de Leitura da Escola Faria de Vasconcelos propuseram aos alunos do 3º A.
No ambiente acolhedor da biblioteca da escola sede do agrupamento, os alunos do 1º ciclo foram convidados a ouvir a leitura, feita em voz alta, de excertos de livros que despertavam para vários sabores os quais eram simultaneamente saboreados. Assim desfilaram histórias dos Livros com sabor a caramelo, a chocolate e a banana, do “Geronimo Stilton”, das “Gémeas “, onde se misturaram os sabores de laranjas e gomas, gelados, o cheiro a queijo e os bombons de caramelo.  Vimos também como a Anita era uma óptima cozinheira e experimentámos os seus deliciosos crepes. Enfim, foi um desfilar de sabores e de histórias que deliciou não só o estômago mas também a mente dos mais novos que, com a ajuda da professora Beatriz, acabaram por aprender a fazer o bolo da caneca.
Uma tarde bem passada entre livros, cheiros, comida, brincadeiras e boa disposição que propiciou a partilha entre pequenos e graúdos.
                                                                              O Clube de Leitura

        

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia das crianças-soldados



No último dia 12 de fevereiro, o mundo “celebrou” uma data de tristes características: o dia das crianças soldado. Estima-se que existam 300 mil crianças envolvidas em conflitos armados em mais de 30 países ao redor do mundo. De acordo com a Unicef, a maioria é de adolescentes, mas existem crianças de sete anos nessa situação.
Afeganistão, Birmânia, Burundi, Chade, República Centro-Africana, Colômbia, República Democrática do Congo, Filipinas, Nepal, Somália, Sudão, Sri Lanka e Uganda são países onde mais casos se verificam de crianças recrutadas para actuar em guerras e portar armas.
Se a violência é o flagelo maior da nossa época, quando crianças inocentes são forçadas a participar como agentes desse flagelo, a coisa torna-se ainda mais revoltante. Uma criança-soldado não é só aquela que vai combater. É também usada como mensageira, espia e escrava sexual dos grupos armados. A pobreza, a propaganda e os interesses ideológicos continuam a provocar o envolvimento de crianças em vários conflitos.
A maioria das crianças-soldado é raptada de suas casas. Vivem em meios pobres e marcados pelo analfabetismo, sendo, muitas vezes, de zonas rurais. Aquelas que se voluntariam são guiadas pelo desejo de se libertarem da pobreza e fazerem parte de um grupo político e ideológico. Aquelas que sobrevivem aos conflitos ficam física e psicologicamente afectadas e necessitam de apoio psicológico para posteriormente se reintegrarem na sociedade.
A biblioteca, a pedido da professora Anabela Tomé,  quis também deixar a sua «marca pessoal». E assim foi: os alunos foram convidados a deixar a marca da sua mão pintada com tinta vermelha  num cartaz  à entrada da biblioteca para relembrar esta data.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tertúlia: « Se não estudas... estás tramado»

Faria de Vasconcelos: Tertúlia convida Marçal Grilo
 
Faria de Vasconcelos: Tertúlia convida Marçal Grilo
06/02/2011, 18:26

O Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos, em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, organiza dia 11 de Fevereiro, uma tertúlia que tem como convidado o professor Marçal Grilo, antigo ministro da Educação, um evento que decorre na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, sendo aberta a toda a comunidade.
O mote para a conversa é lançado pelo último livro do professor, intitulado "Se não estudas, estás tramado" e pretende reflectir sobre as mudanças, os desafios e necessidades dos alunos, filhos e do sistema educativo.
Esta iniciativa resulta da implementação no Agrupamento de um projecto designado "Escola de Valores", que tem como principais objectivos estreitar a relação com a comunidade, unificar esforços em prol da educação para os valores dos nossos alunos, envolvendo cada vez mais os pais e encarregados de educação na vida da escola. No âmbito desta iniciativa serão desenvolvidas no Agrupamento actividades diversificadas, que vão do Ambiente à Solidariedade, sempre com o objectivo de celebrar/ desenvolver valores de cidadania em toda a comunidade educativa, contribuindo efectivamente para uma escola melhor, uma escola para todos e com futuro.
Artigo  Publicado no Jornal Reconquista de 10 de Fevereiro de 2011

A Menina do Mar


Para finalizar o estudo da obra A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner, a turma B do 5º ano deslocou-se à Biblioteca Municipal a fim de participar num atelier de escrita criativa e ouvir alguns excertos da obra. A animadora Cláudia Cravo propôs aos alunos o cruzamento de alguns dos animais que surgem no texto, criando assim novas criaturas. Os alunos mostraram-se muito criativos e inventaram cavalos marinhões que servem de táxi, peivotas, polvoraias que quando atacadas acendem a cauda e produzem electricidade, carxes, polvobarões e carampolvos, entre outros. Se quiserem espreitar os artistas em acção, vejam o slide.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

    


 No dia dez de Fevereiro de 2011, foi feita a entrega dos prémios do concurso de Natal promovido pela biblioteca. A directora da escola, professora Graça Ventura, deslocou-se à Biblioteca para, entregar os prémios e diplomas de participação aos  vencedores.
As frases premiadas são:
3º Ciclo
«Para mim o Natal vai para além dos bens materiais. É estar com a família, ajudar os outros que precisam. É uma época em que as pessoas necessitam de mais apoio e ajuda. Época de convívio e apoio. Peace and love».   
Margarida Isabel Geraldes Nabais, nº16 do 9ºA   
CEF
«Natal é oferecer presentes. Natal é dar carinho aos avós».
Leonardo Farinha, nº4, 2ºA
2ºCiclo
«O Natal para mim é um sentimento que é mais alto que as alturas; mais fundo do que o profundo; que vai para além do Mundo, vai para além de TUDO».
Beatriz Mateus; Inês Silva; Mariana Vilela, 6ºB

artigo escrito pela professora Júlia Gonçalves

DIA DE SÃO VALENTIM

Com o dia de São Valentim a chegar, a equipa da Biblioteca promoveu actividades para assinalar o evento.
A comunidade escolar foi convidada para realizar marcadores de livros com frases alusivas ao tema do amor. Os alunos puderam também dar asas à sua imaginação e escrever cartas de amor dedicadas aos seus apaixonados, deixá-las no marco do correio para serem entregues no dia 14 de Fevereiro

        

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam novamente um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.
A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.
Recomendamos às escolas que desejem participar, a leitura atenta do regulamento com a calendarização das actividades e mais informação detalhada sobre o concurso.
A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.
Divulgue e participe!
Poemas seleccionados na nossa escola:

Primeiro Ciclo:

O Outono

O Outono é bonito!
Estação que eu mais gosto.
Caiem as folhas
        vermelhas
                            amarelas
 verdes
                                  castanhas
                      e  laranjas
formam  piscinas de cores.
Época dos magustos.
Fazem-se fogueiras,
assam-se castanhas,
mascarram-se meninos e meninas.
Outono, época do FRIO,
do vento
da chuva.
 Vão-se as andorinhas,
fazem-se as vindimas,
despem-se as árvores…
Vestem-se as pessoas
casacos
gorros
cachecóis
luvas
e botas.
Por vezes surgem algumas constipações!
Outono, estação colorida!
Ana Marta Farinha Palma; 4ºA;
Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos


Segundo Ciclo:

O poeta de pernas para o ar

Era uma vez um poeta
Que se pôs a pensar
Fazer um poema
Com o mundo de pernas para o ar.

Ele pensou, pensou, pensou,
E depois ficou assim:
O sino fazia muuuuu!
E a vaca dlim, dlim, dlim!

E depois pensou mais
E pensou até mais não
Até que se lembrou
Que tinha que dar comida ao cão.

E quando voltou
Pôs-se a inventar
Escreveu as melhores palavras
As melhores palavras
E juntou-as sem parar.

                                Bruno Miguel Marques Lourenço, 5ºA, nº4   (2010/2011)         


Terceiro Ciclo:

Fazer um poema
Difícil se pode julgar,
Mas basta apenas acalmar e pôr a cabeça a pensar
Porque logo no pensamento do poeta
Um longo desenrolar de peripécias este vai imaginar
E a todos decerto as vai querer comunicar.

Sejam poemas de amor,
De um poeta apaixonado,
Que um poema para a sua amada quer escrever,
Dizendo tudo o que por ela sente
Com todas as palavras possíveis e imaginárias
Para a poder descrever,
Sobretudo com aprazíveis palavras,
Todas elas para a poder arrebatar, deslumbrar
Mas principalmente para a surpreender e encantar.

Também de guerras podem ser,
Como que uma demonstração do ódio que o poeta sente,
Por algo ou por alguém que mal lhe quis fazer,
Coitado, nem este sabia no que se estava a meter,
Pois um poeta nunca calado fica,
Tem sempre a sua opinião a dar,
Por muito mau que isso para alguns possa ser.

Por vezes também contam uma história
O desenrolar de um acontecimento,
O início de uma aventura
Ou apenas um pensamento.

O pensamento de alguém que do nada se lembrou,
De o assentar,
Como se um lembrete quisesse fazer,
Para mais tarde poder recordar
Ou talvez até demonstrar,
O que em tempos viveu,
Sentiu ou assistiu.
Pois a vida são apenas dois dias:
O de ontem, que já acabou,
E o de hoje, que estamos a viver,
Porque nunca sabemos se ainda cá estaremos no de amanhã,
Que ainda está para vir e acontecer…

Tânia Alexandra Salavessa Silva  8ª nº 20

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA- FASE FINAL REGIONAL







Selecção dos livros para as finais regionais do Concurso Nacional de Leitura - Castelo Branco
 A final será no dia 26 de Março de 2011, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco
3º ciclo
"O rapaz de pijama às riscas" de John Boyne

"O Diário de Sofia e Companhia" de Luísa Ducla Soares


Nesta fase, os alunos participantes da nossa escola são:
-Ana Rita Rua do 7º A
-João Tomé 7º D
-Margarida Almeida 8º C

A estes alunos desejamos umas boas leituras e uma excelente respresentação da nossa escola na fase regional.

DESPORTO ESCOLAR

CORTA-MATO ESCOLAR

Realizou-se no passado dia 20 de Janeiro de 2011, dentro do espaço físico da nossa escola o Corta-Mato escolar para apuramento dos melhores alunos para o Distrital de Corta Mato do Desporto Escolar. A prova decorreu entre as 10 horas e as 12h30 e contou com a presença de cerca de 160 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os primeiros seis classificados de cada escalão / sexo estão apurados para o Distrital de Corta-Mato que se realiza no dia 11 de Fevereiro em Castelo Branco.
O esforço e dedicação de todos foi bem visível e apoio dos que não participaram foi fundamental para abrilhantar a manhã. Mais uma vez o grande vencedor foi o desporto para todos e o grande espírito de respeito e convívio sentido por todos os que estiveram envolvidos na actividade. Para mais tarde recordar deixamos aqui os resultados, juntando-lhe também os votos sinceros de PARABÉNS a todos os participantes.
INFANTIS A FEMININO

INFANTIS A FEMININO

Maria Inês Gil Amaral
5º E
Maria Francisca Fatela
5º E
Ana Catarina Tomé
5º E


INFANTIS B FEMININO

Juliana Martins
7º C
Liliana Martins
7º B
Catarina Mateus
7º D


INICIADOS FEMININO

MARGARIDA ALMEIDA
8º C
DANIELA SOUSA
8º C
CATARINA BAPTISTA
9º A


JUVENIS FEMININO

ANDREIA MIGUEL
8º B


INFANTIS A MASCULINO

Diogo
5º B
André Carvalho
5º D
Daniel Silvestre
5º B




INFANTIS B MASCULINO

João Sousa
7º B
Júlio Santos
6º C
Francisco Duarte
7º C


INICIADOS MASCULINO

LUIS MATEUS
9º B
PEDRO BERNARDO
8º C
NUNO MARTINS
8º B


JUVENIS MASCULINO

RODRIGO MARQUES
1º A
FERNANDO PIRES
9º C
ISRAEL SOUSA
9º B

Fica atento que o Grupo de Educação Física da TUA escola vai continuar a promover actividades e iniciativas!!
Até breve!!